Início » Quem somos

Quem somos

Comunidade Santo Efrém nasceu do compromisso assumido em cumprir o mandado de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de anunciar o Evangelho a toda criatura (Marcos 16, 15) segundo a Tradição da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, sua forma de crer, rezar e vivenciar a fé cristã.

QUE IGREJA É ESSA?

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é a mesma Igreja de Antioquia que encontramos na Bíblia. Esta Igreja é a mais antiga de toda cristandade, depois de Jerusalém. Foi fundada pelos apóstolos São Paulo e São Barnabé no ano 34 d.C, como encontramos no Novo Testamento, que afirma ter sido na cidade de Antioquia onde os seguidores de Cristo foram chamados pela primeira vez de “cristãos” (Atos 11, 26).

Também foi em Antioquia que São Pedro foi bispo pela primeira vez, por isso ele é considerado nosso primeiro Patriarca e, a partir dele, seguiu-se uma sucessão ininterrupta de patriarcas legitimamente sucessores de São Pedro na Santa Sé de Antioquia. Nosso atual patriarca é Sua Santidade Mor Ignatius Aphrem II Karim, 123º Patriarca de Antioquia e Todo Oriente e sucessor de São Pedro na Sé de Antioquia

E O QUE É ORTODOXA?

A Igreja é chamada de “Ortodoxa”, que significa “Doutrina reta”, por ter permanecido fiel à tradição, doutrina e a fé de Jesus Cristo transmitida aos seus apóstolos e estes aos seus legítimos sucessores, ou seja, os bispos e patriarcas da Santa Igreja. É também ORTODOXA por manter-se fiel ao credo Niceno – Constantinopolitano, aos primeiros Concílios Ecumênicos e aos ensinamentos dos Santos Padres.

E O QUE É SIRIAN?

A palavra “Sirian” é usada desde o início para referir-se à Igreja de Antioquia, que tem como língua litúrgica o “siríaco” (aramaico), que era o idioma que o próprio Cristo falava, bem como sua santíssima mãe e os apóstolos. Além do português, nós utilizamos em nossas celebrações e liturgias o idioma siríaco como forma de manter viva a tradição oriental de nossa Igreja.

É também na capital da Síria, na bíblica cidade de Damasco, que está a sede do patriarcado de nossa Igreja, onde reside o Patriarca de Antioquia.

E COMO ESSA IGREJA DE TÃO LONGE VEIO PRA CÁ?

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia chegou ao Brasil na primeira metade do século XX, com os imigrantes sírios, libaneses, turcos e iraquianos para manter viva a forma de crer e rezar de seus países de origem. Com o tempo, os brasileiros começaram a conhecer a Igreja e sua forma de viver a fé cristã, começando então a fazer parte de nossas comunidades, sendo hoje a Igreja Sirian Ortodoxa no Brasil uma Igreja não só para imigrantes, mas para todos, presente em 15 estados brasileiros.

E EM SÃO LUIS?

Nossa comunidade nasceu em 13 de setembro de 2008, através de um grupo de estudos bíblicos e de história da Igreja que buscava aprofundar-se na fé cristã, reunindo-se sempre aos sábados no bairro do Bequimão. Através desses estudos conhecemos a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, em sua rica e pura forma de viver a fé cristã preservada no oriente.

Fomos então acolhidos pela Igreja como a semente de uma nova comunidade, a 1ª de São Luis, e desde julho 2012 fomos oficialmente reconhecidos pela Igreja no Brasil recebendo o nome de COMUNIDADE SANTO EFRÉM.

Em janeiro de 2016 a Igreja no Brasil, pela imposição das mãos de Sua Eminência Dom Tito Paulo Tuza, Arcebispo Núncio Apostólico do Brasil, abençoou nossa comunidade com a ordenação presbiteral o padre Pablo Neves, um dos missionários fundadores da comunidade. Desde então, a comunidade mantêm uma capela dedicada a Santo Efrém, no bairro Bequimão em São Luís, e tem sua sede paroquial no bairro Altos do Turu I, Município de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís.

DIRETORIA DA COMUNIDADE – 2018/2020

Padre Pablo Neves – Presidente

Conceição Paixão – Vice-presidente

Alino Pinheiro – Secretário

Osmar Lisboa – 2º Secretário

Luciana Venâncio – tesoureira

Laurizete Neves – 2ª tesoureira

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: